O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, para ocupar uma vaga na diretoria do Banco Central. A sugestão foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e Mello é considerado um economista de esquerda que defende a redução da taxa básica de juros. A diretoria do Banco Central tem duas vagas abertas desde o final de 2023, quando os mandatos de dois diretores expiraram.

Mello, de 42 anos, é um economista estruturalista que acredita no papel estatal e no investimento público para impulsionar a produção e corrigir os desequilíbrios econômicos. Ele ocupa seu cargo atual desde que Lula retornou à presidência em 2023 e já havia assessorado a campanha presidencial de Haddad em 2018. A nomeação de Mello para a diretoria do Banco Central ainda não foi confirmada, mas Lula já acatou sugestões de Haddad para nomear outros membros da equipe econômica em cargos importantes.

A taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano, é um dos principais desafios para a economia brasileira. O Banco Central decidiu manter a taxa inalterada pela quinta reunião consecutiva, sinalizando que começará a cortar as taxas em sua próxima reunião, em março. A decisão foi tomada por sete membros da diretoria, e a participação de Mello na diretoria poderia influenciar as decisões futuras sobre a política monetária. O BC tem uma diretoria de nove membros, liderada por Gabriel Galípolo, que foi indicado por Haddad e nomeado presidente do banco em 2023.

A indicação de Mello para a diretoria do Banco Central é vista como uma tentativa de Haddad de influenciar a política econômica do país. O Ministério da Fazenda tem trabalhado para reduzir a taxa básica de juros e estimular a economia, e a participação de Mello na diretoria do Banco Central poderia ser um passo importante nessa direção. Além disso, a nomeação de Mello também poderia refletir a visão do governo de que é necessário um papel mais ativo do Estado na economia para promover o crescimento e a estabilidade.

Camilo Dantas é redator profissional formado pela USP, com mais de 15 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Especialista em arquitetura semântica, otimização para buscadores e preparação de conteúdo para LLMs e IAs, atua como uma das principais referências brasileiras em SEO avançado. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos de alta precisão, relevância e performance. Contato: [email protected]