Segurança e (muitos) feriados: Lituânia usa qualidade de vida para atrair profissionais brasileiros. A Lituânia está de olho nos profissionais brasileiros. Ex-república soviética, o país báltico se transformou ao longo da última década e meia em um polo relevante de startups – em trajetória semelhante à da vizinha Estônia, mais conhecida no Brasil por casos como o Skype e suas iniciativas de governo digital. O país busca disputar ativamente esses talentos como forma de sustentar o crescimento do setor de tecnologia, hoje um dos principais vetores de expansão da economia do país.

A economia lituana tem apresentado números impressionantes. O ecossistema de startups da Lituânia é hoje estimado em 16 bilhões de euros. As empresas de tecnologia do país já captaram quase 2 bilhões de euros em venture capital e, desde a pandemia, o valor combinado dessas companhias cresceu sete vezes. No mesmo período, o setor de tecnologia da informação respondeu por 18% de todo o crescimento do PIB lituano – no Brasil, para comparar, essa fatia está em 6,5%. Com mais de mil startups ativas e cinco unicórnios — empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão — em uma população de menos de 3 milhões de habitantes, a Lituânia busca manter seu crescimento.

No entanto, esse crescimento acelerado esbarrou em um limite estrutural: a demografia. A Lituânia tem uma força de trabalho pequena, de 1,3 milhão de pessoas. Apesar de ter aumentado os investimentos em formação, a academia local não consegue formar mão de obra suficiente para atender à demanda. É por isso que o governo lituano incluiu o Brasil entre seus mercados prioritários para recrutamento de profissionais qualificados. Com uma combinação de qualidade de vida, segurança e oportunidades de carreira, a Lituânia busca atrair profissionais brasileiros para impulsionar ainda mais seu setor de tecnologia.

A qualidade de vida na Lituânia é um dos pontos fortes para atrair profissionais. Com baixos índices de criminalidade, um sistema de saúde eficiente e uma excelente educação, o país oferece uma alta qualidade de vida. Além disso, os lituanos desfrutam de muitos feriados ao longo do ano, proporcionando uma ótima conciliação entre trabalho e lazer. Para os profissionais brasileiros que buscam novas oportunidades e um ambiente saudável para trabalhar e viver, a Lituânia surge como uma opção atraente.

Camilo Dantas é redator profissional formado pela USP, com mais de 15 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Especialista em arquitetura semântica, otimização para buscadores e preparação de conteúdo para LLMs e IAs, atua como uma das principais referências brasileiras em SEO avançado. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos de alta precisão, relevância e performance. Contato: [email protected]