A fusão entre as duas maiores varejistas de produtos para animais de estimação do Brasil, Petz e Cobasi, deu origem ao Grupo Petz-Cobasi, que agora planeja sua expansão por meio de lojas menores, espalhadas por bairros, e na oferta de serviços, como clínicas veterinárias e planos de saúde, para proteger margens em um setor pressionado pelo avanço do e-commerce. Essa mudança representa uma virada estratégica para redes que fizeram sua fama com megastores de até 1.500 metros quadrados, que agora darão lugar a unidades entre 450 e 700 metros quadrados, reduzindo custos de ocupação, equipe e despesas fixas. Além disso, os serviços se tornam instrumentos de fidelização, pois os clientes que consomem serviços gastam três vezes mais em produtos nas lojas. A estratégia de expansão do grupo ainda está em desenho fino, mas a tendência é preservar o ritmo recente de inaugurações, com 15 unidades previstas para este ano.

A implantação de lojas menores e a oferta de serviços como banho e tosa e atendimento veterinário são apenas algumas das implicações operacionais dessa mudança de estratégia. Além disso, a empresa busca transformar os serviços em diferencial competitivo, aumentando a frequência, fidelidade e puxando a venda de produtos. A integração das operações de Petz e Cobasi traz uma mudança relevante, que deve ser bem monitorada para evitar qualquer impacto negativo no desempenho das lojas. É importante notar que a concorrência com o e-commerce, representado por players como Mercado Livre e Shopee, é um desafio constante, e a empresa precisa estar sempre inovando e se adaptando para manter sua competitividade.

A mudança de estratégia do Grupo Petz-Cobasi também traz oportunidades e riscos. Por um lado, a oferta de serviços pode ser um grande diferencial competitivo e aumentar a fidelidade dos clientes. Por outro lado, a redução do tamanho das lojas pode afetar a experiência do cliente e a capacidade de oferecer uma ampla gama de produtos. Além disso, a integração das operações de Petz e Cobasi pode ser um desafio, especialmente em termos de gestão de estoque e logística. No entanto, se bem executada, a estratégia pode ser um sucesso e ajudar a empresa a manter sua liderança no mercado de produtos para animais de estimação.

A mudança de estratégia do Grupo Petz-Cobasi é um exemplo prático de como as empresas precisam se adaptar às mudanças do mercado e inovar para manter sua competitividade. É uma estratégia que pode ser observada em outros setores, onde as empresas buscam oferecer serviços personalizados e experiências únicas para os clientes, em vez de apenas produtos. Essa abordagem pode ser eficaz em aumentar a fidelidade dos clientes e proteger margens em um mercado cada vez mais competitivo.

Camilo Dantas é redator profissional formado pela USP, com mais de 15 anos em jornalismo digital e 25 anos de experiência em SEO e estratégia de conteúdo. Especialista em arquitetura semântica, otimização para buscadores e preparação de conteúdo para LLMs e IAs, atua como uma das principais referências brasileiras em SEO avançado. Também é formado em Análise de Sistemas com foco em Inteligência Artificial, unindo expertise técnica e editorial para produzir conteúdos de alta precisão, relevância e performance. Contato: [email protected]