Pix reforça mecanismo de devolução para vítimas de fraudes. Entenda.
Imagine acordar uma manhã e descobrir que seu dinheiro foi roubado. A sensação de desespero é insuportável. Mas, se você foi vítima de uma fraude via Pix, há esperança. O Banco Central lançou uma atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que torna a recuperação dos valores mais rápida e segura. Essa ferramenta, chamada de MED 2.0, representa o maior avanço do sistema desde sua criação e está prestes a mudar a forma como as fraudes são tratadas no Brasil.
Melhorias fundamentais para vítimas de fraudes.
O MED 2.0 é capaz de realizar um rastreio aprofundado de todas as transações, ou seja, de todas as contas por onde o dinheiro passou após a fraude. Isso é um grande avanço em relação ao passado, quando as instituições financeiras apenas analisavam a primeira conta recebedora. Agora, bancos e fintechs compartilham informações para mapear completamente o percurso dos valores, o que aumenta as chances de bloqueio e devolução desses valores em até 11 dias. Em outras palavras, o sistema agora é mais inteligente e eficaz em identificar e bloquear transações suspeitas.
Uma experiência mais segura e rápida.
Com o MED 2.0, a experiência do usuário se torna ainda mais simples. Desde 1º de outubro, os bancos são obrigados a oferecer um “botão de contestação” dentro do aplicativo, permitindo que o usuário relate diretamente um Pix fraudulento sem precisar falar com atendentes. Essa abordagem direta acelera a análise e o bloqueio das quantias suspeitas, o que é uma grande vantagem para as pessoas que mais precisam. Além disso, o uso do MED 2.0 é facultativo até 2 de fevereiro de 2026, mas após esse período, a ferramenta se tornará obrigatória para todas as instituições financeiras que operam o Pix.
Quando o sistema será aplicado.
Lembre-se de que o sistema só será aplicado em casos de fraude, golpe ou coerção. Isso significa que as devoluções de valores para situações como pagamentos cancelados ou trocas de produtos ainda dependerão do recebedor. Em resumo, o MED 2.0 é uma ferramenta importante que visa proteger os usuários do Pix de fraudes e garantir que os valores sejam devolvidos de forma rápida e segura.